Chikago's Realm

O local que o velho Chikago coloca todas suas coisas

Academia Bahamut – Como funciona Invocar AEON?

 

Olá jogadores de RPG e fãs de Final Fantasy. Aqui é Chikago, aparecendo de susto para sanar uma dúvida e trazer muitas outras (espero que não)!

Vamos falar hoje sobre algumas dúvidas que algumas pessoas perguntaram (ok, uma pessoa), sobre algumas técnicas!

Lets go!

>> Como funciona Invocar AEON? <<
Um AEON, ou Summon, existe desde o Final Fantasy 3 (se não me engano), na Classe Caller. Após esse jogo, ele é tema recorrente em basicamente Todos Final Fantasy, e se trata do invocador chamar uma criatura extraplanar, ou uma entidade ou uma criatura Mitica para ajudar em combate.

Nos Jogos de Final Fantasy essa invocação se difere em 2 modos diferentes: Um o Invocador invoca (invocador invoca, invocador invoca….affe) uma criatura, ela faz alguma coisa (causa dano, cura, ajuda, tira status) e vai embora. Em outros jogos da série, ela TOMA o lugar do Invocador no campo de batalha e luta até ser expulso (morto). Ao ponto que o invocador volta.

No nosso jogo de RPG, o primeiro tipo de invocação pode ser usado com uma técnica normal, por exemplo ataque poderoso. Você invoca o Odin, ele faz um ataque poderoso (usando suas estatísticas, e vai embora). Exatamente como um ataque poderoso que o seu personagem teria usado. isso é na ficção, então funciona.

A outra alternativa, mais complicada, porem não impossivel de ter, é utilizar a técnica INVOCAR AEON. No livro, ela tem o seguinte texto: O custo em MP do Æon é sempre nivel+2.
O Aeon é montado como um monstro de nivel Igual ao do Personagem, e a graduação desse poder limita a graduação das técnicas da criatura e o máximo em bônus de atributo que ela pode ter.
O Aeon substitui o personagem no combate. Se o mesmo cai com 0 HP, o usuário volta ao combate, e Aeon não pode ser mais invocado ate o usuário descansar.

Simples, e complicado. Mas vamos lá:

 

Primeiro passo. A técnica é de nivel minimo 1, mas ela é considerada “forte”, assim, ela custa Mais MP para ser usada (veja abaixo a tabela de MP)

Custos de MP por graduação

Graduação MP Fraco MP Médio MP Forte AP
1 2 3 4 1
2 4 6 8 2
3 10 12 14 4
4 17 19 21 8

 

Assim, um “ataque poderoso 1” custaria apenas 3 MP (medio), já invocar aeon 1 custa 4 – Parece pouco, mas MP é escasso nesse jogo.

 

Segundo Passo: É necessário criar um monstro. Sim, Veja na regra de criação de monstros e crie o monstro de mesmo nivel seu, segundo as regras de criação de monstros. ESSA é a criatura invocada. Quanto maior o nivel do invocador, maior o nivel do AEON invocado.

Terceiro Passo: Esse é interessante. O NÍVEL DA TÉCNICA (nivel 1,2,3,4,5,6) que é o custo em AP, é o que LIMITA 2 habilidades importantes no AEON. A habilidade “Atributo melhorado” que aumenta os atributos do monstro, e o MAXIMO de nivel de técnica. Assim,  um AEoN de nivel 50, mas é usado com invocar nivel 1, não poderá ter nenhuma técnica de nivel maior que 1.

Espero ter auxiliado!

Nos vemos mais tarde, que estou arrumando coisas legais aqui pra vcs!

 

 

Categories: Academia Bahamut, RPG

Written by chikago

Nascido em 22/04/77, amado e criado por seus pais, avacalhado e presenteado com ótimos amigos, Jogador e Mestre de Rpg, Formado em Administração: Comex, separado, trabalha como assistente de DP nas horas comerciais, podcaster, escritor, game designer e sei la mais o que nas horas vagas e pai de um garoto maravilhoso.

2 Responses so far.

  1. Ronaldo disse:

    Cara muito obrigado