Chikago's Realm

O local que o velho Chikago coloca todas suas coisas

Tabula Rasa: Diário de Criação 6

tabularasaInvertOlá pessoal! Eu estou de aniversário hoje, mas quem vai ganhar um presente é você! Bem vindo ao Diário de Criação do Jogo de RPG Tabula Rasa parte 6!!!!

Hoje iremos falar de uma coisa muito importante dentro do jogo. Pesquisas!

Em Tabula Rasa, os Clones irão se deparar com muitas perguntas, estranhos artefatos e situações. Da mesma forma, eles precisarão melhorar seus equipamentos para tentar sobreviver as dificuldades do Mundo do Éden. Nesta hora que entram as Pesquisas!

Dentro do Berço, os Clones têm acesso a um laboratório, que é usado para pesquisar tópicos afim de encontrar respostas. Existem vários tipos de pesquisa:

  • Novas Tecnologias, como IDs, EGOs, Veículos, Acessórios, Instalações.
  • Novas Especializações, indisponíveis no inicio do Jogo.
  • Upgrades de Instalações, e Equipamentos
  • Conhecimentos, ideias, respostas para mistérios e informação pertinente a história do jogo.

Cada tópico possui uma quantidade de pontos de pesquisa necessários para que se conclua a pesquisa. Os Clones podem gastar sua disposição para pesquisar no laboratório os tópicos que interessarem. A cada disposição usada, eles recebem pontos de pesquisa, e quando atingirem o necessário, a pesquisa se completa, e eles tem acesso aos resultados.

Muitas vezes um tópico não dará uma vantagem inerente, mas será pré-requisito para tópicos mais avançados, quando estes se mostrarem. Outras pesquisas são mais simples, dando acesso direto para construir novos equipamentos, ou melhorar os atuais. Cada tópico terá requisitos, seja ele outra pesquisa, ou um objeto, ou até um evento que aconteceu!

Exemplos:

Tópico: <EGO Classe: Mineiro>
Pontos de Pesquisa: 10
Requisitos: [EGO Padrão], %Mineração
[ ] – Objeto, %Outra pesquisa
Hipótese: “Através dos estudos de mineração, podemos aplicar esses estudos na melhoria do EGO – padrão, para que este possa trabalhar melhor na mineração.
Conclusão da Pesquisa: “Foi relativamente simples utilizar os conhecimentos de mineração para melhorar o EGO.
Permite: [Construção] <EGO Classe: Mineiro>

E como funciona a Ação de Pesquisar?
Vamos a um exemplo utilizando o Tópico Acima!

Seis resolve passar o dia no laboratório pesquisando sobre a possibilidade de melhorar o EGO – Padrão que eles usam.  O MJ avisa que vai custar 10 pontos de pesquisa. O laboratório tem upgrades de pesquisa, a Qualidade mental de Seis é +3 e ela tem a habilidade “Analista II” que dá +1d6 em testes de pesquisa. Ela gasta um ponto de Disposição e rola 1d8+3+1d6, tirando 6+3+4 = 13 pontos e gastando 1 ponto de Energia do Berço. Como ela  atingiu 10, a pesquisa está concluída. Os 3 pontos extras são perdidos, e o MJ avisa que ela construiu um diagrama para um novo EGO Classe: Mineiro . No final, foi gasto 1 ponto de Disposição de Seis e 1 pontos de Energia do Berço.

 

Esperem diversos tópicos de pesquisa para seus clones, e eu já estou trabalhando em uma ferramenta para ajudar o MJ, com o controle de todas as pesquisas, para que o MJ não se perca com a quantidade de pesquisas!!!

 

Por enquanto é isso pessoal! Tenham um bom FDS! E happy birthday no me!

 

Categories: RPG, Tabula Rasa

Written by chikago

Nascido em 22/04/77, amado e criado por seus pais, avacalhado e presenteado com ótimos amigos, Jogador e Mestre de Rpg, Formado em Administração: Comex, separado, trabalha como assistente de DP nas horas comerciais, podcaster, escritor, game designer e sei la mais o que nas horas vagas e pai de um garoto maravilhoso.