Chikago's Realm

O local que o velho Chikago coloca todas suas coisas

UltimaFortaleza

 

“Não havia chance contra a ordem da luz. Aqueles mortais asquerosos eram como um enxame.  Nossa existência estava fadada ao apagar da última jóia da alma. Só havia uma chance. Uma única chance. Tomar as ruínas da Última Fortaleza Negra e se estabelecer ali. O maior problema é que provavelmente aqueles sacos de sangue estariam nas redondezas. Mas isso é fácil de resolver, e meu exército precisa de corpos.”

trecho transcrito do 37º tomo de ossos de Lorde Argos

Era início de 2013.  Eu estava morando no Mato Grosso do Sul, e conversando com meu amigo Rovalde Banchieri, autor do Runicards, pelo Skype.

Nós nos conhecemos no ano anterior, em um Podcast do Vozes da Terceira Terra, onde estávamos eu, o Rovs, Mr. Pop e obviamente nosso anfitrião Marcelo “Dior” Ferrari. Após a gravação, ficamos batendo papo no Skype, e o Rovalde comentou sobre uma idéia de um cardgame. mais que na hora eu e o Pop ficamos botando pilha nele para correr atrás (o Dior já tinha ido). Ele se empolgou, e, voltando ao parágrafo inicial, estávamos conversando sobre o lançamento e o sucesso do FC do Runicards.

Eu estava orgulhoso pelo sucesso do amigo, e mais ainda pq aquela conversa 1 ano atras deu o start de tudo. O Rovalde me contava dos planos dele para 2013. Contou-me de continuar lançando jogos, de pegar projetos de outros autores, e que ia fazer uma votação no Wrpgfest. Só que ele já tinha 3 projetos, e não queria mais um. Três, como todos sabem, é um número mágico.

Haviam anos que eu já tinha uma idéia de um boardgame. Nunca tinha saído do papel, mas era um sonho. “Talvez, se eu mostrasse pro Rovalde… Não, o cara já tinha os projetos dele, deixa quieto” – Pensei eu.

Até que meu brother Júlio Matos (Idealizador, criador e co-autor do UED) me deu um puxão de orelha. “Vai lá e mostra pra ele, caralho!”. E eu fui.

(ás vezes nós só precisamos de um empurrão. Ou de um bofete na cara, ou de um omeprazol. Eu precisava dos 3)

 

Desde 19XX eu me conheço como um adorador de jogos como Master of Orion, Master of Magic, Civilization, Dune, enfim, jogos chamados 4X.

Jogos 4X são baseados em 4″X”s (duhhh): eXplorar (no sentido de descobrir lugares e coisas), eXplorar de novo (no sentido de abusar da paçoca), eXpandir, e eXterminar. Sempre amei esse tipo de jogo, e queria fazer algo nesse estilo.

Por outro lado, sempre adorei RTS. Warcraft II foi vício em lanhouses e na casa de amigos.  Starcraft foi paixão a primeira vista. Com SC, descobri Warhammer 40k e Fantasy. Aí o troço foi ferrenho. E eu sabia que queria fazer algo neste estilo como um boardgame.

Starcraft II

Seguindo a falar das influências, há alguns anos me apaixonei por um jogo chamado “Dwarf Fortress”. Neste jogo, você controla 7 anões párias que iniciam a construção de sua fortaleza. O jogo lembra muito “Evil Genius” e “Dungeon Keeper”, pq vc não controla os anões, e sim dá ordens e eles cumprem. A Fortaleza é construída da forma que tu quiser, do jeito que tu quiser, e é extremamente difícil e divertido.

Sim, é assim mesmo. Mas não se preocupem, existem pacotes gráficos.

Dwarf Fortress

 

Assim, eu tinha uma idéia extremamente sólida de como seria o meu Boardgame. Um jogo onde os players controlavam raças diferentes criando uma cidade/civilização, e a defendendo dos seus inimigos, ao mesmo tempo querendo tomar o controle dela toda para sua raça. A unica “regra” inicial que coloquei é que todo turno haveria um “conselho” das raças, onde votariam ações que um tomaria. De resto, não tinha idéia de como seria.

 

Conversei com o Rovalde por Skype, mostrando a idéia. Quando falei do conselho, ele pirou! batemos mais uma hora de papo, até ele me dizer “Eu não queria mais que 3 projetos, mas eu QUERO colocar o teu junto. Topa?”

E naquele milésimo de segundo, meu coração parou de bater.

Claro! vamos embora.

 

E assim, nasceu a fagulha que hoje se chama a Última Fortaleza.

 

 

Links:

Podcast do Vozes da terceira terra
Zeokang Studio, lar do Julio Matos
Jogos 4X
Dwarf Fortress

E Obviamente:

A Última Fortaleza

 

 

Categories: Última Fortaleza

Written by chikago

Nascido em 22/04/77, amado e criado por seus pais, avacalhado e presenteado com ótimos amigos, Jogador e Mestre de Rpg, Formado em Administração: Comex, separado, trabalha como assistente de DP nas horas comerciais, podcaster, escritor, game designer e sei la mais o que nas horas vagas e pai de um garoto maravilhoso.

6 Responses so far.

  1. Akira disse:

    Muito bom, cara. Muito bom! Para—bléns.

  2. Japah disse:

    Que phoda! Agora volta ao serviço que eu quero essa bagaça pronta.

  3. Ignus disse:

    Conheci agora, uma pena senão teria contribuído no Catarse, mas pelo que vi no Jogando Offline, o jogo promete!

    • chikago disse:

      Olá Ignus. Que bom que gostou. Apesar do FC ter terminado, o jogo vai entrar em pré-venda um ou dois meses antes do lançamento.

      abraços!