Chikago's Realm

O local que o velho Chikago coloca todas suas coisas

FFAB – Academia Bahamut – Acessórios

 

E aê gurizada medonha que curte matar monstros utilizando Firaga! Aqui é Chikago, com algumas novidades essa semana.

Neste post, vamos falar de acessórios para usar na mesa de FFAB, bem como construir alguma coisa, e dicas e planilhas para ajudar o Mestre a agilizar os combates e o jogo!

 

 

Vamos?

 

 

 

Primeiramente vamos ás noticias. Gostaria que o pessoal que está jogando e experimentando o sistema desse um feedback do que está achando, o que não gostou, o que gostou, o que falta, o que achou confuso de entender. Assim eu consigo melhorar o sistema cada vez mais. (e vocês ganham o seu nome nos créditos como playtesters – ooooooOOOOOOH!) Podem usar os comentários ou mandar um email para mim (o meu nick no gmail). Obrigado

 

Segundo: Vamos ao que interessa? Acessórios para o Mestre e Players.

 

 

 

 

 

 

Uma coisa que eu criei essa semana foi uma planilha de controle de combate e tempo para o Mestre. Ela têm espaço para colocar 5 tipos de monstro, e controlar seu HP/MP e Status que o(s) monstro(s) recebem. É bem simples: Quando um monstro receber um status, anote o status e o tempo total na planilha, e a cada turno, marque um quadrinho. Quando chegar no tempo, pode apagar o status. Bem simples e funcional.
Na parte de baixo, há um controle de tempo, dividido em Rodadas e Turnos. Quando os personagens encherem sua iniciativa, somando a Velocidade, marque um dos quadrinhos de rodadas. Cada 4 é um minuto de combate. Ao lado temos a  Iniciativa, que é uma tripa de quadrados que inicia em 0 e vai até 49. É bem simples de usar, também: Eu peguei algumas pecinhas de War, e separei uma cor para serem os Monstros. As outras cores cada jogador escolheu uma para si (pra mim, verde é a cor dos monstros). Depois disso, numerei cada peça verde indo de 1 a 10. Assim, eu tenho 10 monstros para controlar. Bem, após isso é simples. Quando iniciar uma rodada, coloque as peças de cada criatura envolvida no combate na casa marcada como sua Iniciativa. O mais alto age seu turno, e logo após, mexa essa peça até a iniciativa que ficou. Repita até acabar a rodada. Simples, simples, simples.

Exemplo:

Tem 2 monstros: Um Imp (Verde 1) e um Lobo (Verde 2) lutando contra Diego, o arqueiro (azul). O Imp têm iniciativa 12, o Lobo 16 e Diego 15. Colocamos cada peça em seus espaços: Verde 1 (Imp) no espaço numerado 12, Verde 2 (Lobo) no espaço 16 e a peça Azul (Diego) no espaço 15. E inicia a rodada. A peça que está no valor mais alto é a Verde 2, o Lobo. Ele age primeiro, e avança e morde Diego. Essa ação custa 10 de iniciativa, e o Mestre move a peça Verde 2 para o espaço 6. Logo depois é Diego, que sai de perto do lobo e atira uma flechada nas fuças do lupino. A flechada tem iniciativa 11, e o Mestre move a peça Azul de Diego para o espaço 4. O Próximo é o Imp, com 12. E assim seguimos adiante.

 

Clique AQUI para baixar a planilha de Controle do Mestre (e imprima com 75-80% de zoom, para não perder as beiradas).

 

 

Seguindo nos acessórios, vamos ao pedido do Carlos, que comentou essa semana : Como montar miniaturas para jogar em um mapa tático?

Bem, seguindo os preceitos do Thiago Hackbarth, nada melhor que imprimir suas próprias miniaturas. E aqui eu não penso muito diferente (a não ser que você tenha suas miniaturas de Final Fantasy ou sei la o que). O modo de fazer é simples:

– Abra o Word
– Crie um retângulo do tamanho da miniatura; (Retângulo A)
– Crie um retângulo de mesma largura e tamanho de 1/3 do inicial (Retangulo B) e grude em cima do retângulo A;
– Copie  e cole embaixo do primeiro retângulo  o mesmo retângulo A, e, abaixo desse, o retângulo B;

Vai ficar algo mais ou menos assim:

B1
A1
A2
B2

Depois disso, dentro do A2 coloque a imagem da miniatura que você quer usar e inverta ela (de cabeça para baixo) colocando no A1 (ou coloque a parte de trás dela, ou escureça – essa será as costas da mini).
Ficará algo mais ou menos assim:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aí fica fácil: Recorte as linhas, deixando as pontilhadas. As pontilhadas você dobra, e cole os dois Retângulos B um no outro. A miniatura vai ficar assim:

Aí senhores, você pode deixar ela assim mesmo (como o gordinho no desenho ao lado), ou colocar um clips, grampo, base como aparece nos outros desenhos.

 

 

 

 

 

 

 

Voilá!

 

– CONTINUA MAIS TARDE!

 

Categories: Academia Bahamut, RPG

Written by chikago

Nascido em 22/04/77, amado e criado por seus pais, avacalhado e presenteado com ótimos amigos, Jogador e Mestre de Rpg, Formado em Administração: Comex, separado, trabalha como assistente de DP nas horas comerciais, podcaster, escritor, game designer e sei la mais o que nas horas vagas e pai de um garoto maravilhoso.

2 Responses so far.

  1. Carlos disse:

    Olá amigos, tudo bem, eu tenho uma sugestão para as miniaturas, estou usando bases de EVA, ficaram bem traquilas.