Chikago's Realm

O local que o velho Chikago coloca todas suas coisas

Buenas senhoras e senhores. Após o lançamento “oficial” do CFFRPG, recebi algumas perguntas, percebi alguns erros e furos deixados que deixaram alguns jogadores a ver navios. Então estou aqui colocando um FAQ das dúvidas que serão adicionadas ao PDF.
Qualquer nova duvida, por favor, perguntar aqui nos comentários que eu vou atualizando:
.
.
1 – Como são os testes para o combate? como é o dano básico? Como funciona o AC e ACM em testes de status?
R: Em combate, o “acertar” um alvo é um teste de 1d100+AC (ou ACM para técnicas baseadas em magia) que deve passar da DEF (ou EVA para técnicas baseadas em magia). A DEF e EVA iniciam com valores baixos, justamente porque nos jogos de FF é normal acertar o inimigo, exceto se ele for um inimigo muito ágil.
.
O dano é calculado com [X]dados físicos (ou [X]dados mágicos) baseados no nível do equipamento e do valor do atributo em questão (Força para fisicos e Magia para Magicos) multiplicados por 10, MAIS o PA (ou PAM). Esse é o dano base. Retira-se então a RD (ou RM) e esse é o dano final. Exemplo:
.
Saito tem Força 42 e usa como arma uma “Garra de Mithril” que é uma arma d10/d6 (d10 fisico e d6 mágico) de nivel 4 (2d basicos) com +80 de PA, +40 de PAM. Seu AC é +12. Quando ele ataca com um ataque básico (uma “garrada”), uma “Geleia Verde” com 45 de DEF, 30 de RD e 400 Pontos de Vida, a sequencia é a seguinte:
.
1 – Saito rola 1d100+12(AC) contra 45 (DEF) da Geléia. (o D100 dá 46. 46+12 = 58 que é maior que 45.  Ele acerta)
2 – Saito então rola seu dano. ele rola 2d10 (1 dado pela arma de nivel 4 – cada 3 niveis da arma dá +1 dado, e +1 pela força maior que 30 – A cada 30 de força dá +1 dado). Seus dados dão 4 e 10! O total é 14. 14 multiplicado por 10 é 140, somados a seu PA (que é Força multiplicado por 2, mais o bonus da arma) de 164, ele faz 304 de dano básico! A Geléia tem 30 de RD (resistencia a dano), portanto ela recebe 274 de dano, deixando ela com 126 pontos de vida!
Se Saito tivesse atacado com sua técnica de “Barragem!” que é um ataque especial 2, ele rolaria 3d10 (porque o ataque especial 2 dá +1dado) e somaria +82 no PA (porque o ataque especial 2 dá +50% noPA), fazendo mais ou menos 436 de dano!
.
.
2 – Qual a diferença entre Ataque e Magia na hora de usar técnicas?
R: Ataque e Magia são 2 atributos parecidos. É aconselhável um personagem ser bom em apenas um deles. Tanto um quanto outro fazem praticamente a mesma coisa. Dano. O que diferencia eles é o seguinte:
.
ATAQUE: Dano físico
– Quase todos os comandos usam ataque
– Ataca o RD dos inimigos
– O Ataque Básico usa Ataque
.
MAGIA: Dano Mágico
– O atributo magia dá ACM que é usado para Acertar com Magia (AC para ataques físicos é dependente de AGILIDADE, outro atributo)
– Ataca o RM dos inimigos
– MAGIA dá pontos extras de AP para comprar técnicas, e apenas esses APs podem comprar técnicas de mágica, como Cantrip, Warp, Transporte.
– Ataques mágicos possuem a obrigação de ter um elemento anexado (e se paga mais para ataques mágicos não elementais)
– Cura é baseada em MAGIA
.
.
3 – Qual a diferença entre Invocar AEon e Invocar Pet?
R:Quando se invoca um AEon, a criatura toma lugar do personagem no campo de batalha. O AEon é um “monstro que substitui o personagem nos combates”. Já Invocar Pet invoca uma criatura que auxilia no combate do personagem. Ele não é tão poderoso quanto o AEon, mas ele deixa o Personagem livre para fazer outras coisas.
Se fosse um jogo de Pokemon, um AEon seria um pokemon, pois o treinador não luta junto na batalha dos pokemons.
.
4 – Chikago, em um playtest os personagens de nível baixo tinham zero dados de ataque. Não estou vendo isso no livro. (ShiDo)
R: Realmente, erro meu. O que acontece: As armas dão +1 dado de dano a cada 3 niveis. (0,0,1,1,1,2,2,2,3,3,3,4). Força ou Magia dá +1 dado a cada 30 de Atributo (30-1,60-2,90-3,120-4). Um personagem com força menor que 30 e uma arma de nivel 1 ou 2 tem 0 dados de ataque. Quando um personagem tem 0 dados de ataque ele na realidade usa um dado menor, utilizando a seguinte escala:
d10 = d6
d8 = d4
d6 = d3
Assim, um personagem com força 10 e utilizando uma arma de nível 1 ‘d8’ atacaria fazendo 1d6*10+30, e não 1d10*10+30. Vou colocar isso no livro. erro meu. Ou se não quiserem mexer nos dados, pode em vez de multiplicar por 10 o dano do dado, multiplicar por 5. É praticamente a mesma coisa.
.
5 – Outra coisa. Como funcionam as técnicas duplicadas? Se eu comprar uma técnica nível 1, eu posso evoluir ela pagando apenas a diferença para subir de nível? (ShiDo)
R: Uma técnica duplicada, como aparece no cap 5, custa apenas 1/2 do AP, porém ela deve ter uma diferença (Uma opção ou um efeito diferente) da técnica original. Quando a técnica original é “evoluida”, as duplicatas podem evoluir pela 1/2 do preço também. Quanto a segunda dúvida, sim, você evolui uma técnica apenas pagando a diferença de AP para o próximo nível.
.
.
Postem aqui suas dúvidas, e não esqueçam de ler o livro básico: http://chikago.com.br/?p=11

Abraços!

Categories: Academia Bahamut

Written by chikago

Nascido em 22/04/77, amado e criado por seus pais, avacalhado e presenteado com ótimos amigos, Jogador e Mestre de Rpg, Formado em Administração: Comex, separado, trabalha como assistente de DP nas horas comerciais, podcaster, escritor, game designer e sei la mais o que nas horas vagas e pai de um garoto maravilhoso.

18 Responses so far.

  1. Adon1as disse:

    Os links estão quebrados D=

  2. Adon1as disse:

    PS: tem como organizar melhor o FAQ(perguntas em negrito e espaço depois das respostas)?

  3. Adon1as disse:

    vlw ae! XD

  4. Ronaldo disse:

    Eu tenho uma dúvida sobre a dificuldade dos status negativos, como estabelecer

    • chikago disse:

      Os status Negativos possuem uma Chance de pegar, baseado no nível de status (1,2,3). Os de nivel 1 são simples e pegam mais fácil, e os de nivel 3 são mais difíceis.

      A base [Status] diz qual o valor da penalidade no teste de AC ou ACM. O Efeito [Adicionar Status Menor] dá chance de acertar mas com uma penalidade 20% maior. Se não me engano, a chance é -25, -50 e -75 no ACM

  5. Ronaldo disse:

    Gostei muito do sistema jogo até hoje
    Por favor volte com novidades no sistema

    • chikago disse:

      Olá Ronaldo! Que bom que gostou do sistema. Ele ainda é meu xodozinho há anos.
      Vou voltar com mais coisas sim!

      • Ronaldo disse:

        Será que podemos esperar por um sistema de license board, um bestiário, grimório, não perca em breve no globo repórter 😂

        • Chikago666 disse:

          Pq não? O license Board é meio FDP, mas meus planos envolvem algo mais parecido com o sphere grid, no mesmo jeitão do license board.

          • Ronaldo disse:

            Sphere grid simplesmente irado

          • chikago disse:

            eu tenho toda uma ideia pra sphere grid. o que maltrata é o tempo de deixar balanceado. to fazendo o que da nos 0,1%. MAS VAI SAIR

  6. Ronaldo disse:

    Vc poderia dar exemplo de invocar Aron

    • Chikago666 disse:

      Com certeza! quer algo rapido e facil aqui ou melhor um post? acho melhor um post né? vou começar ele agora.

  7. Ronaldo disse:

    Olá
    Poderia me explicar melhor como funciona ABP na parte de matéria.
    -os valores pra evoluir a matéria de graduação são baixas mesmo?
    -vc tem matérias de exemplo pronta?

    • Chikago disse:

      Olá!

      Não, realmente tem um erro no final do Capitulo. O Personagem não evolui as Materias com APB de combate , e sim de Level Up. Ignore o exemplo que tem no final.

      1 – O personagem não ganha pontos de AP, mas ganha 3xAP = APB
      2 – QUE É DISTRIBUIDO IGUALMENTE entre todas as Matérias.

      Assim, quando um personagem passa de nivel e ganha AP, esse AP é distribuido como APB, Além do que ele ganha Lutando.

      Por exemplo:

      Bob, o Guerreiro possui Um Machado Nivel 2 (O=O O) e uma guarda nivel 2 (O=O O).
      Ele atualmente possui equipadas as seguintes matérias:

      Golpear Todos (Amarela) Nivel 1, 1,2 ABP
      Contra-Ataque (Amarela) Nivel 1, 0,4 ABP
      Ataque MP (Azul) Nivel 1, 1,2 ABP (Linkada com Contra-Ataque)
      Raio (Verde Clara) Nivel 1, 1,2 ABP
      Área (Azul) Nivel 1, 0,8 ABP (Linkada com Raio)
      HP UP Nivel 1, 1,2 ABP

      Veja que como HP UP não tem nivel necessário (nos Suportes, HP UP é minimo de nivel 2, assim, nivel 1 não dá bonus nenhum até chegar a 2 ABP)

      Bob está no nivel 4, e acabou de passar para o Nivel 5.
      No nivel 5 Ele ganha AP: No caso pelo nivel 5, seria +1/2 AP. Multiplicamos por 3 e ele ganha +1,5 APB que é distribuida entre todas Materias, no caso 0,25 para cada, ficando com:

      Golpear Todos (Amarela) Nivel 1, 1,45 ABP
      Contra-Ataque (Amarela) Nivel 1, 0,65 ABP
      Ataque MP (Azul) Nivel 1, 1,45 ABP (Linkada com Contra-Ataque)
      Raio (Verde Clara) Nivel 1, 1,45 ABP
      Área (Azul) Nivel 1, 1,05 ABP (Linkada com Raio)
      HP UP Nivel 1, 1,45 ABP